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Guia PMBOK 6ª edição

De acordo com o site oficial do PMI no link https://www.pmi.org/pmbok-guide-standards/foundational/pmbok/sixth-edition, o PMBOK® Guide – 6ª Edição está disponível de forma digital desde o dia 06 de setembro de 2017 em inglês e outros 11 idiomas. As traduções em 11 idiomas estão disponíveis de forma impressa desde Outubro de 2017 e os membros do PMI podem fazer o download de cópias em inglês desde 6 de setembro de 2017. No link acima, é exposto o vídeo com comentários de Cindi Dionisio (Project Chair United States) e Dr David Hillson, (Project Vice Chair United States). Convém salientar que a sigla PMI significa Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute).

Durante o vídeo, é fornecido um brief esclarecedor sobre as mudanças em relação a versão anterior que incluem as primeiras três sessões. Além deste fato, há um novo capítulo: o Papel do Gerente de Projetos; sendo nele comentada a importância de colocar estas situações juntas em um lugar para alertar em como liderar os projetos de forma eficaz. Veja algumas das mudanças comentadas.

Gerenciamento de Integração do Projeto: teve um novo processo adicionado chamado Gerenciamento do Conhecimento do Projeto. É relacionada a gestão do conhecimento e às lições aprendidas, também a se certificar que foram disponibilizadas para toda a organização.

Para o Gerenciamento de Escopo do Projeto, segundo o PMI, há muitas mudanças, mas aqui se fala das relações entre o gerente de projeto e o analista de mercado.

Com respeito ao Gerenciamento da Qualidade do Projeto, foi pego o processo de Garantia da Qualidade e substituído por Gerenciar a Qualidade. Pontua que a maioria das organizações não tem Garantia da Qualidade como parte do projeto, elas, na verdade, estão fora do departamento chamado Garantia da Qualidade.

Enfatizam o papel do gerente do projeto em fazer a gestão da qualidade do projeto.

Os dois representantes do PMI, neste vídeo ainda comentam a renomeação de duas áreas do conhecimento:

– renomeou Gerenciamento de Tempo do Projeto dada a razão que não se pode gerenciar tempo. Dessa forma, mudou para Gerenciamento de Cronograma do Projeto. Com relação a Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto, esta mudou para Gerenciamento de Recursos do Projeto, porque há outros recursos diferentes, não apenas pessoas. Já para Gerenciamento de Comunicação do Projeto, teve a palavra “comunicações” adicionada, retirando “comunicação” (singular), reconhecendo a comunicação que surge em formato de vídeo.

Gerenciamento de Riscos do Projeto: Para esta área foi adicionada uma outra área de resposta chamada Escalar, sendo algumas vezes necessário o escalonamento para níveis de Programa e Portfólio. Trata-se dos itens 11.5.2.4 (Estratégia para Ameaças) e 11.5.2.5 (Estratégias para Oportunidades), onde “Escalar” colocada como mais uma alternativa entre prevenir, transferir, mitigar e aceitar, no caso de ameaças; e para o caso de oportunidades, uma alternativa para explorar, compartilhar, melhorar e aceitar.

Gerenciamento de Aquisições do Projeto: muda a visão de gerenciamento do stakeholder para engajamento do stakeholder. De acordo com a Sra. Cindi Dionisio, nós não podemos controlar o stakeholder mas podemos gerenciar como engajá-los.

O texto aqui colocado reflete comentários expostos no vídeo do link acima, sendo traduzidos diretamente do site do PMI.

Esperamos que com estas mudanças, a profissão de gerente de projeto contribua para as organizações e que exista o crescimento e reconhecimento desta função ao redor do mundo.

No link abaixo, temos a timeline das edições do PMBOK para melhor visualização histórica e principais diferenças.