close

Gestão de Projeto

Com Base no PMBOK® Sexta Edição

De acordo com o PMBOK® Sexta Edição, Gerenciamento de Projetos (ou gestão) é definido como a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.

Trata-se de um gerenciamento executado por meio da aplicação e integração apropriadas dos 49 processos de gerenciamento de projetos, logicamente agrupados em cinco grupos de processos (iniciação, planejamento, monitoramento e controle e encerramento) distribuídos em 10 áreas do conhecimento. Ainda no campo das definições , o guia se preocupa em definir “padrão” como sendo “um documento estabelecido por uma autoridade, costume ou consentimento geral como um modelo ou exemplo”. Na parte 2 do guia há um esclarecimento sobre o agrupamento lógico do grupo de processos e a figura abaixo coloca, com base na sexta edição, os processos e sua localização neste agrupamento.

Além, disso, esta sexta edição do guia PMBOK® agrega o “Agile Practice Guide”, também contendo O Padrão de Gerenciamento de Projetos (parte 2 do guia), onde há um maior detalhamento acerca de entradas e saídas dos processos. Destaca-se a maior preocupação com ferramentas e técnicas no apêndice X6, oferecendo visão mais específica sobre estes itens. Esta parte do guia tem uma lógica estabelecida em 7 partes que merecem uma sedimentação no profissional de gestão de projetos tendo em vista sua preocupação com a satisfação do cliente. Abaixo, a figura coloca a divisão lógica do guia de práticas Agile.